outubro 30, 2007

As mariposas mais estranhas do mundo




Existem cerca de 160.000 espécies de mariposas no mundo e, com toda essa quantidade, não é de admirar que existam espécies desses animais com características muito diferentes das quais estamos acostumados. Separamos essas seis para mostrar pra vocês.

Luna Moth – Normalmente as mariposas apresentam cores opacas e tons acinzentados mas, esse não é o caso dessa espécie em particular, suas asas têm cores vivas de tons esverdeados e detalhes em rosa.Como outras mariposas, na fase adulta ela não possui boca e nem mesmo come.Vive apenas por uma semana somente com o propósito de procriação.

Conseguimos esta foto com muita dificuldade, os bichinhos são rápidos

Hummingbird Hawkmoth – Essa é realmente impressionante.Facilmente quem vê uma mariposas dessas, a confunde com um beija-flor.Tivemos a chance de ver várias dessas de perto no ano passado e tiramos várias fotos pensando que fossem beija-flores.Ela voa, paira no ar e se alimenta nas flores da mesma forma que o pássaro, num belo exemplo de mimetismo.

Vampire Moth – Essa mariposa não chamaria a atenção se não fosse por um pequeno detalhe: Ela pode perfurar a pele e se alimentar de sangue de vertebrados!!

Hornet Moth – Num outro grande exemplo de mimetismo.Essa mariposa imita as cores de certas espécies de vespas, incluindo também a transparência das asas, entretanto, é completamente inofensiva.Ela é um pouco maior do que a vespa e imita o mesmo padrão de vôo quando é perturbada.

White Plume Moth – Essa outra mariposa é completamente branca e suas asas têm aparência de penas.Diferente de outras mariposas, essa permanece com as asas abertas quando está em repouso.

Death’s Head Hawkmoth – O nome dessa mariposa pode ser facilmente entendido pela presença da imagem de uma caveira em suas costas.Quando irritadas elas podem produzir um barulho muito alto e estridente.
Uma espécie tornou-se muito popular ilustrando a capa do filme “O Silêncio dos Inocentes”

Preservei os nomes em inglês, pois não encontrei informações em português sobre nenhuma das espécies contidas na postagem.
Com um número tão grande de espécies, com toda certeza, devem existir outras tantas com características interessantes, essa é só uma pequena amostra.
Aqui no blog você ainda pode encontrar mais duas postagens muito interessantes sobre mimetismo nestes dois links: Link1 e Link2

10 comments on “As mariposas mais estranhas do mundo

  1. Gutemberg on said:

    Por esses posts mais que surpreendentes que sempre fico ancioso pra ligar o computador e vir dar uma olhada no Boca, simplismente fantastico o post, sou fã da vida animal, e não conhecia essas especies .
    Suuuupimpa!

    =D

  2. Anonymous on said:

    Cara que legal!
    Tem uns bichos muito loucos mesmo.

  3. Sugoi como dizem os japoneses, ficou ótimo esse post.E eu nem sabia que estávamos vendo uma mariposa eu pensava que era um pequeno beija-flor rsrs, enfim valeu ter tirado a foto né Má.Goste da Luna Moth achei muito bonita.

  4. Muito interessante essas mariposas.

  5. Antonio on said:

    Ta engracado é muito giro em portugal nao existem essas fabulosas especies!!! :boca: :clap:

  6. rayane ingrid da cunha on said:

    essas mariposas elas são muito nojentassssssssssssssssssssssssssssssss…………………………………….porra……….

  7. Eduarda on said:

    :nana: Eu achei muito enteressante as mariposas. E onde vive as mariposas luna month ?? :boca:

  8. Eduarda on said:

    :boca: :uia: :hum: é muito interessante … PUTZZ.

  9. eduardo on said:

    estou colecionando fotos obrigado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>