julho 28, 2008

Os vinte pássaros mais coloridos do mundo




Faisão Dourado

Foto: Márcio Cabral de Moura

O faisão dourado é um pássaro da ordem dos galináceos nativo das florestas das regiões montanhosas do oeste da China mas populações selvagens também podem ser encontradas no Reino Unido e em alguns outros lugares do mundo.

Ave-do-Paraíso

Foto: ImageMD

A ave-do-paraíso pode ser encontrada nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas.

A espécie da Nova Guiné tem penas laterais alongadas que formam a plumagem ornamental dos machos, famosos pela sua beleza.

Essas plumas brilhantes e coloridas já foram muito usadas como decoração de caríssimos chapéus femininos.

Arara Azul


Foto: SARhounds

Muito conhecidas no Brasil, as araras azuis são encontradas na parte central  e leste da América do Sul.

Ela é a segunda maior ave do grupo dos papagaios, perdendo apenas para o raríssimo kakapo, da Nova Zelândia.

A popularidade dessas araras como animais de estimação tem sido a maior responsável pelo declínio da população selvagem.Exemplares em cativeiro podem alcançar preços entre nove e doze mil dólares.

Flamingo

Foto: Marco (É nóis no Flickr!)

Os flamingos são encontrados em ambos os hemisférios, leste e oeste.

Esses pássaros freqüentemente ficam parados sobre uma perna só e a razão desse comportamento ainda não é completamente entendida.

Na Roma antiga a língua do pássaro era considerada uma iguaria e na região dos Andes mineiros matavam flamingos por causa de sua gordura porque acreditavam ser a cura para a tuberculose.

Scarlet Tanager

Foto: Whitevale Wonder

Esse é um pássaro migratório americano que vive o leste da América do Norte e vai para o noroeste da América do Sul, passando pela América Central em Abril e em Outubro, mês em que retornam para o norte para procriar.

Os machos adultos são de um vermelho bem vivo e asas pretas, bem diferentes das fêmeas que variam entre tons amarelados e esverdeados.

Northern Oriole

Foto: Fort Photo

O corrupião-de-baltimore tem um bico pontiagudo e barras brancas nas asas, ele mede 18cm e pesa 34g.Também migratório, passa o verão no hemisfério norte e no inverno vai para o sul.

O macho tem coloração laranja no ventre e a fêmea adulta é amarelo acastanhada no dorso com asas escuras e ventre alaranjado.

Mountain Bluebird

Foto: shyalbatross

Esse lindo pássaro azul de porte médio tem a plumagem numa incrível tonalidade de azul-celeste e prefere lugares abertos, diferente de outros de sua espécie.Além disso, pode ser encontrado em lugares mais frios durante o inverno.

Cardeal

Foto: ehpien

O cardeal é encontrado principalmente nos Estados Unidos e México e também no Canadá, Guatemala e Belize. Os machos de tais aves possuem plumagem inteiramente vermelha, com exceção da face e da garganta, que são negras.

Esta espécie apresenta uma grande variação de cor entre sexos, com o macho apresentando um vermelho vibrante e a fêmea um escuro tom marrom-avermelhado.

American Goldfinch

Foto: Doug Greenberg

Também conhecido como eastern goldfinch ou canário selvagem esse pássaro norte americano tem sua plumagem amarela ainda mais brilhante durante a estação de procriação, para atrair a fêmea.

O ritual da côrte inclui manobras aéreas e exibições vocais por parte dos machos.

Wood Duck

Foto:law keven

O pato-carolino marreco-mandarim é natural da Ásia e pertence a mesma família do pato-carolino, que vive em zonas pantanosas da costa oeste dos Estados Unidos. A espécie foi introduzida na Europa como animal ornamental de jardins.

O macho adulto desta espécie tem uma distintiva plumagem multicolorida e olhos vermelhos.A fêmea é um pouco menos colorida com partes brancas em volta dos olhos e na garganta.

Martim Pescador

Foto: jcoelho

Existem cerca de 90 espécies de martim-pescador, quase todas muito coloridas.O grupo está presente em todos os continentes, exceto nas regiões polares e na maioria das ilhas oceânicas.

Diferente da maioria de outras espécies de pássaro, machos e fêmeas não apresentam grandes diferenças na coloração.

Arara Vermelha

Foto: van swearingen

As araras vermelhas são encontradas desde o Panamá espalhando-se pelo norte das florestas sul-americanas e são as mais comuns entre as araras de maior porte.

São conhecidas como boas companheiras por serem muito dóceis o que as tornam alvo dos caçadores de animais silvestres que as vendem como animais de estimação.

Currupião

Foto: Peter Meenen

O currupião é o pássaro nacional da Venezuela .

Ele constrói seu ninho em cactos elevados mas pode também apropriar-se de ninhos de outros pássaros.Extremamente territorial ele defende seu ninho com ataques violentos contra os intrusos.

Blue Throated Bee-Eater

Foto: Lip Kee

Esses passarinhos caracterizam-se por sua plumagem ricamente colorida, corpo delgado e penas alongadas na cauda.

São encontrados em Hong Kong, Taiwan, China e outros países do sudeste da Ásia.

Painted Bunting

Foto: dominic sherony

Da família dos cardeais, o macho desta espécie é descrito como o pássaro mais bonito da América do Norte.

A cabeça em azul-escuro, verde nas costas e a aprte de baixo vermelha torna fácil indentificá-lo.A plumagem da fêmea e dos mais jovens é verde e amarela e serve como camuflagem.

Tucano de Bico Arco-Íris

Foto: Dan Irizarry

Esse é considerado o pássaro nacional de Belize e o que chama mais atenção é seu grande bico colorido.

Sua plumagem é principalmente preta com o pescoço e o peito amarelos.Tem pés são azuis e penas vermelhas no fim da cauda.O bico é verde em sua maior parte com detalhes em laranja e vermelho em ambos os lados.

Rainbow Lorikeet

Foto: aussiegall

Essa espécie de papagaio é encontrada na Austrália, leste da Indonésia, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Ilhas Salomão e Vanuatu.

Como sugere seu nome, o Rainbow (arco-íris) Lorikeet é muito colorido.Quase todas as cores do arco-íris podem ser encontradas em suas penas.

Em cativeiro, ele tem um longo ciclo de vida, que pode chegar a 20 anos.

Arara Piranga

Foto: alumroot

Muitas vezes confundida com a arara vermelha, a arara piranga, é uma arara encontrada do México à Amazônia até o Norte do estado brasileiro do Mato Grosso, Sudeste do Pará, Maranhão e da Bolívia.

Esse é o pássaro nacional de Honduras.

Martim Pescador do Bico de Cegonha

Foto:Candle Tree

Essa espécie de martim pescador é nativa do sul da Índia e está amplamente espalhada pelas florestas tropicais de todo o sul da Ásia.Partindo da Índia e Sri Lanka até a Indonésia.

Pavão

Foto: ecstaticist

Um dos pássaros mais lindos e coloridos do mundo os pavões asiáticos foram domesticados há muito tempo.

Para atrair a atenção durante a côrte, o macho exibe uma exuberante plumagem em forma de leque que toca o chão de ambos os lados mostrando toda a sua beleza.

UPDATE!! Graças as dicas de alguns leitores, não deixem de ver o artigo sobre as coloridas saíras.

Fonte: ScienceRay e mais pesquisas na Wikipedia.

240 comments on “Os vinte pássaros mais coloridos do mundo

  1. Muito lindas as fotos, são os passaros
    mais lindos que já vir?

  2. APARECIDO DONIZETE PAASCOALINI on said:

    Olha quero vos agradecer por nos proporcionar essas maravilhas da natureza,muito grato mesmo,tudo de otimo pra todos,um feliz 2011 com grandes conquistas,gratto…

  3. bianca feerira de oliveira on said:

    ADOREI

  4. Laucof Migon on said:

    Excelente trabalho. Peço a Deus que sempre os
    ilumine em vossas realizações artísticas.
    Parabenizo-os. Laucof

  5. Mônica Queiroz on said:

    LINDOS estes pássaros! Meu filho de 3a5m, AMOU!!! Obrigada por terem lhe proporcionado esta alegria!

  6. cantor sergio guedes on said:

    adorei todos os trabalhos publcados dos passaros.nao sei ate onde vai a seriedade mais mais eu acho que deveriam levar a serio o trabalho maravilhoso que publicaram parabens.sem mais atenciosamente cantor sergio guedes

  7. Cristiane on said:

    Esses passaros sao dadivas de Deus, sao perfeitos, lindos, maravilhosos.
    Obrigado a quem fez essas fotos sao realmente perfeitas.

  8. Gilberto Torres Cavalcanti on said:

    Não sei como alguém pode fazer mal a essas criaturas. Obrigado pela oportunidade. DEUS os abençôem.