outubro 20, 2008

Beija flor, incrível máquina de voar, conheça o maior beija-flor do mundo




Beija-flor tesoura

Foto Beija-flor de Flávio Brandão

Sempre gostei de ver os beija-flores que freqüentavam as flores da casa da minha mãe.Eles eram incríveis, coloridos, exóticos, de comportamento curioso e brilho intenso,  verdadeiras máquinas de voar.Sempre estão com pressa,  seu vôo alcança até 100 Km por hora, gastam bastante energia mas se alimentam a todo instante, cerca de 10 a 15 vezes por hora, algumas espécies chegam a visitar cerca de 2000 flores por dia sendo que nem todas servem de alimento.

Você pode até não acreditar, mas o beija-flor tem ótima memória, podendo lembrar-se de fontes de alimentos dos anos anteriores. Estes curiosos pássaros coloridos são as únicas aves capazes de voar para trás e parar em pleno vôo, chegando a bater suas asas 70 vezes por segundo.

Conhecem a velha frase “Tamanho não é documento”? Pois é, ela se aplica perfeitamente ao beija-flor, ele é bem territorialista e não se importa com o tamanho do seu adversário, vai pra cima mesmo, dando rasantes.

Beija-flor abelha

Foto de um beija-flor abelha no ninho

O menor beija-flor do mundo é o Beija-flor Abelha (Mellisuga Helenae), originário de Cuba medindo da ponta de sua cauda até a ponta do seu bico, cerca de 6 centímetros e pesando até 2 gramas.

Beija-flor Patagona gigas

Já o o Patagona gigas é o maior beija-flor do mundo, encontrado nos Andes, pesa 21 gramas e mede de 20 a 23 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma andorinha.

Beija-flor raro topaza pella

No Brasil, o maior beija-flor é  o Topaza pella (17 cm),  considerado uma espécie rara e conhecido como Beija-flor-brilho-de-fogo, vive na região do Amazonas e pesa 13 a 18 gramas.

Foto do Beija-flor espada

Foto do Beija-flor tirada por Pia’s bird

Existe ainda o curioso beija-flor espada (Ensifera ensifera), o único pássaro no mundo com o bico (entre 10 e 12 cm) maior do que seu corpo ( 8 cm).

O super órgão é usado para sugar o néctar de flores que têm a corola (conjunto de pétalas) muito grande e em formato tubular.

Fotos dessa beleza da natureza

Beija-flor abelha o menor do mundo

Foto beija-flor abelha

Beija-Flor Espada

Beija-flor espada

Rainbow Starfrontlet

Foto do Beija-flor rainbow

Beija-flor sapphire

Foto do Beija-flor tirada por Pia’s bird

Beija-Flor no Ninho, Vale do Catimbau

Ninho de Beija-flor

Foto por Marcodede

Beija-Flor

Fotografia de beija-flor

Foto por 100Fotos

Colared Beija-flor, foto tirada na Colombia

Beija-flor collared inca

Foto por Palomino

Reprodução Mãe e filhos

reprodução do beija-flor

Detalhes na  bela plumagem

plumagem com detalhes

Detalhes da plumagens do colibri


Fonte de pesquisa: Link e imagens do Flickr

31 comments on “Beija flor, incrível máquina de voar, conheça o maior beija-flor do mundo

  1. José Tadeu Grabias on said:

    Acredito que flagrei o menor beija flor do Brasil, fazendo um fast food no meu jardim. O carinha tem cerca de 4cm e tem uma listra branca no limite da cauda.
    Alguém pode me informar se essa espécie está cadastrada???
    Veja o vídeo no: http://www.youtube.com/watch?v=gjczVhQEhI4

  2. Fico fascinada com essas verdadeiras joias aladas!
    Acho que Deus estava particularmente feliz quando criou essas criaturinhas tão mimosas e delicadas que você tão bem soube registrar em suas lentes.Sou “arteira” auto-didata, e adoro pintar beija-flores. Certamente me inspirarei em suas lindas imagens, Obrigada por esses momentos de beleza e reflexão.
    Parabéns!

  3. José Carlos on said:

    Flagrei um tipo de beija-flor que nunca tinha visto antes.É verde azulado,com o pescoço vermelho escuro e uma lista branca(vertical) que vai do papo até a cloaca.
    Ficaria grato se alguem que conhece esta espécie,mandasse um e-mail para mim,dando melhores informações sôbre a espécie.
    Por favor,colocar como ASSUNTO:ORNITOLOGIA.
    Obrigado.
    José Carlos.

  4. marilia on said:

    ESTOU COM UM BEIJA FLOR EM CASA Q O MEU SOGRO ACHOU EM UMA POÇA DE AGUA GOSTARIA DE SABER SE BEIJA FLOR VELHO Ñ VOA

  5. Glória Marreiros on said:

    Faço minhas as palavras da Cléa. Deus devia mesmo estar muito felis quando criou tão lindos passarinhos.Um grande óbrigada a quem os colocou aqui na internete, para eu poder ve-los.Pois aqui onde eu moro,..Lagos_Portugal..não existem.E são tão lindos…

  6. A NATUREZA É PERFEITA E FASCINANTE. PENA QUE BELEZAS COMO ESTAS ESTÃO CADA VEZ MAIS RARAS.

  7. A NATUREZA É MUITO LINDA PENA QUE TENHAM PESSOAS PARA DESTRUILAS.

  8. denise fontes on said:

    moro em morretes e acho que ví um beija flor menor que os descritos.Ele era do tamanho de uma mamangava pequena,tinha o que parecia ser duas anteninhas na cabeça era muito veloz .Morretes PR

  9. marco antonio on said:

    O beija-flor da Denise foi visto aqui em S.J. dos Pinhais… Preto, com detalhe branco no gogó e laterais.Demoramos prá diferenciar o danado de uma mamangava, quando ele pousou de frente ficamos mudos…! É um rei!!!

  10. Maria Aparecida on said:

    amo esta especie de passaro, é uma das aves q mais admiro.amei estas fotos. lindas!

  11. adriana aparecida on said:

    eu moro em santa catarina municipio itajai e aqui em casa dos meus pais ja e a segunda vez que nasce beija-flores-tesourinha sao lindos somos abencoados pporque esses passaros tao pequenos escolheram fazer seu ninho aqui hoje um dos filhotes saiu do ninho e muito lindo e vc so agradece a deus por ter olhos para enxergar esses passarinhos tao coloridos tem uma magia encantadora que vc esquece outras coisas fica olhando analisando ate mesmo estudando muito obrigado deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>