dezembro 22, 2008

Pedras preciosas raras em cores incríveis




Pedras preciosas raras

Pedras preciosas sempre despertaram meu interesse, não sei explicar bem o motivo mas sempre gostei de ler sobre o assunto.

Esse é meu segundo artigo sobre pedras raras.Da primeira vez, postei sobre 5 pedras preciosas raras e desconhecidas mas, desta vez, a abordagem é diferente, pois são 3 raridades no universo das gemas mais famosas.

Safiras Yogo

Safiras são pedras preciosas provenientes do mineral corundum.

Elas podem ser encontradas numa imensa variedade de cores e, com excessão do vermelho que ganha o nome de rubi e o laranja rosado da rara padparadscha, todas as outras cores são chamadas safiras.

O que faz das safiras Yogo, encontradas no estado de Montana (E.U.A.), especiais são a sua cor e pureza excepcionais.

Safira Yogo

Seu espectro de cores varia do violeta ao azul turquesa e elas são uma das únicas safiras do mundo que não passam por tratamento algum para realçar a cor, sendo totalmente naturais.No mercado munSafiraYogodial, a grande maioria das safiras passam por algum processo de tratamento.

As safiras Yogo são consideradas mais raras do que diamantes e são muito apreciadas por joalheiros por sua beleza e brilho naturais.Gemas com mais de 2 quilates são consideradas extremamente raras.

O estado de Montana possui safiras numa infinidade de tamanhos e cores diferentes mas, certamente, as Yogo são as mais cobiçadas.

Esmeralda Vermelha (Bixbite)

BixbiteMembro mais ilustre da família dos berilos, a esmeralda é sempre lembrada por sua cor.A cor e a pedra preciosa estão tão associadas, que até mesmo a definição verde esmeralda é fácil de ser compreendida.

Eis que, em 1893, foi descoberta numa mina nos confins do estado de Utah (E.U.A.), um berilo vermelho com a mesma composição da esmeralda.A pedra ganhou o nome de bixbite em homenagem ao seu descobridor, Maynard Bixby.

Existe uma controvérsia envolvendo o nome a ser usado.Enquanto alguns defendem que deve ser mantido o nome original em respeito à memória de Bixby, outros alegam que para alcançar sucesso comercial, a pedra deve ser chamada de esmeralda vermelha.

No laboratório, todos os berilos respondem ao tratamento por calor para realçar cor e brilho, com excessão Red Berylda esmeralda.A rara variante vermelha também reage da mesma forma.Essa e outras propriedades semelhantes, levam a crer que realmente trata-se de uma esmeralda.

Mesmo com sua beleza e raridade a gema permanece desconhecida do grande público pois ainda é relativamente pouco difundida na confecção de jóias.

Estima-se que, para cada esmeralda vermelha, existam 150.000 diamantes, 12.000 esmeraldas verdes e 9.000 rubis.

Diamante Vermelho

Diamante Vermelho

O maior diamante vermelho do mundo foi encontrado no Brasil

Apesar das grandes joalherias internacionais não gostarem desse tipo de notícia, anualmente, a produção mundial de diamantes de qualidade excede a marca dos 100 milhões de quilates, o que torna evidente que, o melhor amigo das mulheres :rsrs: , não é tão raro quanto querem nos fazer pensar.

Os diamantes realmente raros (e caríssimos) são os coloridos, chamados fancies, que podem ser encontrados nas cores amarelo, verde, azul, laranja, marrom, púrpura, preto, rosa e vermelho.

Raro diamante vermelhoDentre eles, o mais raro é, com toda a certeza, o vermelho, com cerca de pouco mais de 30 pedras conhecidas, em sua maioria, abaixo de meio quilate.O maior deles, o Moussaief Red, tem 5.11 quilates e foi encontrado no Brasil em meados dos anos 90.

Geralmente, esses diamantes não se encontram disponíveis a qualquer preço, devido a sua inexistência no mercado.Os diamantes vermelhos naturais podem alcançar preços que superam 1.5 milhão de dólares.Por quilate. :boca:

Então, se você ainda não comprou os presentes desse Natal, fica aqui uma sugestão de onde você pode torrar seu 13º. :rsrs:

Fontes: Link1, Link2, Link3

10 comments on “Pedras preciosas raras em cores incríveis

  1. Nunca fui muito chegada em pedras preciosas. Sempre achei muito dinheiro investido, mas essas são incríveis. Lindas Demais… Eu quero! :rsrs:

    • Não sei porque, mas quando encontro algum artigo sobre o assunto numa revista ou blog sempre leio.E elas nem precisam ser preciosas.
      Esse meu interesse inexplicável deu a idéia pra esse post.
      Só não esperava encontrar coisas tão interessantes.

  2. Gutemberg on said:

    Ate pensei que eraum deja vú hehe

    Torrar o 13, 14, 15… e por ai vai né?

    Vou perguntar pra Krica se ela ja ganhou o dela!

  3. eu possuo um anel muito muito antigo….ganhei a uns anos atras,levei a um joalheiro e ele logo quis comprar,nao me falou os motivos,mas eu nao vendi…anos depois levei a outro ourives,e ele disse que se trata de 4 safiras brancas e a pedra central uma turmalina rosa, levei entao a outro e ele disse que se tratava de 4 diamantes e um ruby central….nao sei o que pensar mais…rsrsrsrs elas sao assim…as 4 pedras laterais sao brancas e tem brilho intenso,o centro delas e azul bem acinzentado….bem fraco…. a do centro é meio vermelha e meio lilás e rosa…com a claridade chega a ficar quase branca..com a pouca luz fica vermelho intenso….que pedras seriam estas? elas formas uma especie de flor…postas em um anel de prata com detalhes em ouro nos cantos….me ajudem…a saber porfavor…

  4. jeterson alves de oliveira on said:

    gostei muito do seu trabalho aqui esposto,
    visto que eu tambem sou fissurado por gemas
    raras.

  5. Ricardoevangelista on said:

    Trabalho com estas pedras e naõ o sabia que tem este valor. Pois tenho safiras de cor laranja rosada OBRIGADO amigo

  6. posso te ajudar se tiver uma foto, Leda.

  7. vinicius luiz dias on said:

    artigo brilhante

  8. caraca quero diamante vermelho é bém carinho heim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>