janeiro 15, 2009

Casu marzu, o queijo podre italiano




Imagem: Queijo casu marzu

Originário da região da Sardenha, Itália, e derivado do queijo Pecorino, o queijo Casu marzu é o queijo mais nojento do mundo e, certamente, poderia figurar no meu artigo anterior sobre comidas bizarras.

cheese-flySe você já é meio reservado quanto ao queijo francês roquefort e outros, pela presença de fungos usados em sua fermentação, espere até conhecer o Casu marzu. A fermentação exagerada (que muitos consideram estado de decomposição) desse queijo é feita com a introdução deliberada da larva da mosca do queijo (Piophila casei), que passa a comê-lo.Os ácidos do aparelho digestivo da larva deixam a textura do queijo macia e cremosa.

Num casu marzu típico, podem ser encontradas milhares de larvas que podem ser retiradas ou não, na hora de consumi-lo, dependendo do gosto de cada um.

Imagem: Casu marzu

E ainda piora. O queijo é considerado tóxico quando as larvas estão mortas, devendo apenas ser consumido com as larvas vivas. Seu consumo pode causar miíase e infecções intestinais.Entre os sintomas estão náusea, vômitos, dores abdominais e diarréia hemorrágica.A larva da mosca é muito resistente ao ácido do estômago humano e pode chegar ao intestino viva causando lesões estomacais e problemas gastrointestinais.

O governo da Sardenha tornou sua comercialização ilegal por questões de saúde, aplicando multas pesadas aos infratores.Mesmo assim, o queijo pode ser encontrado no mercado negro pelo dobro do preço do queijo pecorino.

Buon appetito!! :eca:

23 comments on “Casu marzu, o queijo podre italiano

  1. anonima on said:

    eu amo queijo,+ esse daí…NUNCAAAAAAAAAAAAAA!

  2. moises on said:

    deve ser saboroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>