fevereiro 21, 2009

5 frutas exóticas




fruta-exotica-physalis

As frutas são alimentos indispensáveis para nossa saúde, podemos encontrar  grande variedade de sabores e aromas diferentes.Algumas nos surpreendem com cores vibrantes, propriedades medicinais e sabores que só de lembrar dão água na boca.

Porém, algumas frutas  chamam a nossa atenção por possuirem aparência, sabores e até odores inigualáveis, sendo conhecidas como frutas exóticas.

Vejam a seguir  5 frutas exóticas.

Mangostim

fotos-fruta-exotica-mangostim-002

Foto do mangostim

Fruta nativa da parte tropical do sudeste asiático, onde o mangostim é considerado “a rainha das frutas tropicais” e “a fruta mais saborosa do mundo”.
De casca escura, a polpa é branca e macia separada em gomos, seu sabor lembra ao de pêssego levemente cítrico.
Por ser originária de regiões de clima tropical, a fruta rica em anti-oxidantes, vem sendo cultivada com êxito em alguns lugares do litoral brasileiro.

Kiwano

fotos-frutas-exoticas-kiwano-001

De origem africana, mais precisamente do deserto Kalahari, o kiwano (também conhecido por pepino africano ou chifrudo) é uma fruta com casca laranja de espinhos grossos e interior verde e gelatinoso.

Seu nome científico é Cucumis metuliferus. É parente próximo do Maxixe (Cucumis anguria), do Melão (Cucumis melo) e do Pepino (Cucumis sativus), todos pertencentes à família das Curcubitaceas.

Quando colhido verde e amadurecido fora da árvore, apresenta um sabor que lembra uma mistura de pepino e kiwi e, quando colhido maduro, seu sabor assemelha-se ao da banana.

(Fotos do Kiwano: 1 e 2)

Durian

fotos-frutas-exoticas-durian-001

Também do sudeste asiático, o durião é uma das frutas símbolo da região e famosa por seu odor.

Adorado por muitos e considerado “o rei das frutas” o durião foi banido de aeroportos, estações de trem e hotéis por causa de seu intenso mau cheiro, parecido com carne podre, esgoto e algumas outras coisas desagradáveis.

Quem consegue superar a barreira do odor, garante que é recompensado com um sabor delicioso, lembrando uma mistura de creme aromatizado com amêndoas.

A fruta tem presença marcante na cultura de alguns países asiáticos e é consumida normalmente no dia-a-dia, influenciando até a arquitetura de construções e monumentos.

Physalis

fotos-frutas-exoticas-physalis

Essa planta pode ser considerada uma união de planta frutífera e ornamental pois, devido a sua aparência delicada, ela também é usada na decoração de ambientes.

Original das altas altitudes da América do Sul, a planta também e cultivada na África do Sul e Austrália.

A fruta tem o tamanho de uma cereja, com o interior amarelo e doce quando madura, a physalis é ideal para lanches, tortas e geléias.

Devido ao involucro natural com textura de papel que envolve cada fruto, ela tem forte apelo ornamental e, por isso, alguns restaurantes a utilizam para enfeitar suas sobremesas.

(Fotos da Physalis 1 e 2)

Fruta Milagrosa

fotos-fruta-exotica-miracle-fruit-005

Miracle Fruit é uma planta africana florida na maior parte do ano, produz uma pequena fruta vermelha do tamanho de um grão de café.

A fruta milagrosa ficou conhecida não propriamente pelo seu sabor, e sim por sua propriedade singular, que é sua capacidade de tornar alimentos azedos e amargos no mais doce dos manjares.

Isso acontece devido a presença de uma proteína chamada miraculina que “engana” o nosso paladar. Depois do consumo da fruta, o efeito dura entre trinta minutos e duas horas.

A fruta milagrosa não serve como adoçante e deve ser usada com cautela, pois a boca e o estômago continuam vulneráveis a acidez de alguns alimentos que, se ingeridos em excesso, podem causar úlceras.

41 comments on “5 frutas exóticas

  1. Apareceu em minha casa uma fruta diferente, ninguém conhece… agora com a informçães dadas por vcs eu consegui indentificá-lo é o Kiwano a única diferença é que ele apareceu em uma rama tipo de “chuchu”. Fico feliz depois de tanta busca na internet só achei a resposta com vcs.

    obrigada.

  2. Leda Rubin on said:

    Oi Marco, tudo bem? Almejo que sim!
    Minha irmã, residente em Barra do Garças, MT, está nos visitando e ficou encantada com a Physalis, daí eu acessei o site de vcs, para ela ver as fotos! Lá onde ela mora tem muita fruta que aqui não tem, mas quero ver se trago algumas mudas para cá! Estamos comendo physalis, o arbusto tomou conta da minha hortinha!!! Um abraço da Leda

  3. Eduardo on said:

    A fruta milagrosa (também chamada de “fruta-do-milagre”, “miracle fruit” ou “miracle berry”) produz mesmo um resultado assombroso! Nosso viveiro produz mudas de Synsepalum dulcificum, e remetemos via Sedex com 100% de garantia para todo o Brasil. Vejam mais fotos e a ficha da espécie (com os cuidados para manutenção) em nosso site: http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=144
    Abraços a todos!

  4. Ane.Vaz on said:

    Ola, minha mãe ganhou uma fruta que ninguém sabe o nome (sabemos que é comestivel). Ela é bem arredondada, tem uma coloração rosa quase vermelha com algumas coisas que parecem espinhos saindo dela (em amarelo), mas essas coisas são flexiveis, não machucam. Essas duas cores lembram cores de manga (tanto o amarelo quanto o rosa). Agradeço.

    • T QUEBEC on said:

      Ane. Vaz
      Pela sua descrição e frutaque vc menciona é a Pitaya.Deliciosa.

    • Como faço pra encomendar quantidade menores de mudas? Não tenho um sítio, as vezes querermos duas ou três mudas somente por falta de espaço. Vocês tem mudas muito interessantes, mas quem não tem muito espaço e não pode ter muitas não pode comprar com o mínimo exigido.

  5. essas frutas paressem bem delesiosas mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  6. Você sabe onde encontrar mudas destas e outras exóticas?

  7. maria candida on said:

    Por favor moro em campinas e sofro de reumatismo e preciso saber a onde eu encomtro a fruta mangostao me ajude abrigada

  8. Lília glória da cunha on said:

    Fiquei encantada com a beleza destas frutas.Realmente são exóticas.Adoro pesquisar coisas que não conheço.

    Lília Glória

  9. roberto gonçalves dutra on said:

    recebi uma foto de um amigo de uma fruta tem o formato da fruta do conde mas com verde mais intenso e apresenta espinhos ou falsos espinhos.
    o que pode ser?

  10. Sabem dizer onde posso comprar esse tipo de fruta? Obrigado

  11. gente, essas frutas parecem muito apetitosas, deu até agua na boca! Eu achei a Phisalys muito linda, e teria dó de come-las, mas o perço delas não é nada barato!
    adrei o site!
    bjs

  12. Tagore on said:

    A physalis aqui onde moro, quando era criança e tinha um terreno perto de onde moravamos tinha muito e eu como curioso achei aquele pequeno arbusto interessante, pois tinha um pendulo que lembrava um daqueles lustres de filme chinês… peguei um e vi que tinha um fruto no centro… então peguei um e comi… (sorte não ser venenoso) e achei bom, e terminei comendo todos que achei… levei um para casa e perguntei a minha avó que planta era aquela e ela falou que era balãozinho… e que não era pra comer por que causava não sei o que (nessa hora pensei que tava condenado a morte kkkkk) depois já adulto vi em um supermercado a tal frutinha com outro nome e com um preço bastante elevado… pena que esta frutinha já não exista mais nos campos e terrenos por aqui…

  13. Paulo Sergio Pereira on said:

    ganhei uma frutinha,arredondadinha, da cor da nectarina, sementes parecidas com de goiaba,em torno de 6 ou 8 sementes, por dentro coloração clara. Quando degustada a boca fica meio que se tivesse comido caqui verde.

  14. thays on said:

    gente pra quem pergunto ali em cima onde tem essas frutas, lá no mercadão tem td . eu sempre compro na casa medeiros recomendo vcs irem lá pq o atendimeto é mt bom os venderes são tds gente boua e as frutas são lindo e saborosas….quem fro lá tbm n pode deixar de provar o pão com mortadela gigaaante de lá q é divino .. é isso fica a dica beiijoooos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>