junho 30, 2009

Três formigas que você não gostaria de conhecer de perto




formiga-venenosaMyrmecia pilosula, o verdadeiro diabo-da-tasmâmia? Imagem

Ao contrário do que muitos podem pensar, alguns dos ferrões mais dolorosos do mundo dos insetos pertencem as formigas, apesar da fama ficar com abelhas e vespas.

Se você já teve um encontro com a formiga lava-pés e achou desagradável, aqui vão 3 bichinhos para passar bem longe.

formiga-venenosa-03

Imagem: April Nobile (AntWeb)

Pogonomyrmex maricopa é uma das formigas mais comuns do Arizona (E.U.A) e é considerada o inseto mais venenoso do mundo.

O veneno contido na picada desta formiga é equivalente ao de doze picadas de abelha. O processo da picada é efetuado em duas partes em que a formiga morde e segura com suas mandíbulas e aplica o ferrão. Esse método permite que ela injete veneno repetidas vezes na mesma região.

Em pessoas alérgicas seu veneno pode provocar a morte.

formiga-venenosa-01

Imagem

A Paraponera clavata (formiga cabo-verde) existe nas florestas tropicais da Nicarágua até o Paraguai e é famosa por seu ferrão.

Sua picada é considerada a mais dolorosa de todos os insetos e ocupa o topo da escala Schmidt de dor (Schmidt Sting Pain Index), sendo descrita como 24 horas ininterruptas de dor intensa.

Em rituais de iniciação de algumas tribos, para atingir a maioridade, um garoto precisa aguentar vinte picadas dessa formiga sem gritar.

formiga-venenosa-02

Imagem

O que seria de uma lista com insetos venenosos se não constasse ao menos um vindo da Austrália?

Myrmecia pilosula é uma formiga encontrada na Austrália e na Tasmânia que, quando adultas, tendem a ser solitárias, apesar de viverem em colônias. São extremamente territoriais e agressivas e lutam com outras da mesma espécie e até mesmo, com as da sua própria colônia.

O veneno dessa formiga está entre os mais potentes do mundo dos insetos e a ferroada provoca inchaço, irritação e febre. Em pessoas alérgicas, pode provocar choque anafilático.

Na Tasmânia ela provoca mais mortes do que aranhas, vespas, cobras e tubarões. Combinados!

Vai encarar?

40 comments on “Três formigas que você não gostaria de conhecer de perto

  1. existe uma tribo indigena que leva 4 horas de picada para provar q o menino ja e homem!ai depois de acabar ele deixa a namorada cuidar.PENSANDO BEMMM…MAE PREPARA MINHAS MALAS!!!!!!!!!!!!!

  2. Elenice A. Borges on said:

    Informações excelentes. Fotografias também!

  3. Guilherme Haas on said:

    Esse site é muito bom, tive um trabalho de aula, e ganhei uma boa nota, agradeço, e as imagens também são ótimas.

  4. muito bom esse site aprendi um pouco mais sobre o mundo animal

  5. iasminperrazoli on said:

    muito legal, sou alergica a lava-pés, e, a picada dela doi muito. pode crer, já fui picada por 3 delas no mesmo dia e, o local foi no meu calcanhar. passava a pomada Polaramine, e atinandou! estou um pouco melhor, so que ainda tenho marcas!!!
    thau

  6. YSLLENA on said:

    SEMPRE TIVE UMA CURIOSIDADE DE VER UMA FORMIGA DE PERTO OBG POR MATAR MINHA CURIOSIDADE ;D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>