outubro 30, 2009

A floresta da morte no Japão




aokigahara-02

A floresta de Aokigahara, aos pés do Monte Fuji, no Japão, ficou conhecida por um fato mórbido.

No século 19, Aokigahara foi um dos lugares onde as famílias mais pobres abandonavam crianças e idosos.

Já no século seguinte, desde anos 50, mais de 500 pessoas entraram na floresta, também conhecida por Mar de Árvores, para cometer suicídio.

Supostamente, tudo teria começado depois que Seicho Matsumoto publicou o romance Kuroi Jukai (O Negro Mar de Árvores), que termina com um dos personagens entrando na floresta para morrer. Desde então, cerca de trinta corpos são encontrados anualmente.

aokigahara-03

Nos anos 70, o problema ganhou atenção nacional e o governo japonês passou a organizar buscas anuais na floresta. Em 2002, foram encontrados 78 corpos, superando o ano de 1998, que até então era o ano recorde, com 73 corpos.

Como uma última tentativa de impedir os suicidas, as autoridades espalharam cartazes pela floresta com a seguinte mensagem: “Um momento, por favor. A vida é um dom precioso que seus pais lhe deram. Não guarde seus problemas só para você. Procure ajuda”.

aokigahara-01

Diferente do ocidente, no Japão o suicídio não é considerado crime e culturalmente é visto como uma atitude moralmente responsável. Isso se reflete na alta taxa de suicídio no país, a maior entre os países desenvolvidos, que hoje é considerada um grande problema nacional.

Lugares como a floresta de Aokigahara ajudam a agravar o problema, pois já ficou conhecido como um lugar para a prática do suicídio, podendo assim, estimular mentes mais suscetíveis.

aokigahara-05

Referências: 1, 2

12 comments on “A floresta da morte no Japão

  1. amo pessoas suicidas

  2. Mariana Aguirre on said:

    Nossa, que horror!
    Acho que não dá pra dizer que o suicídio é crime, pq crime prevê uma pena ao praticante, não? E bom, quem comete suicídio não pode ir pra cadeia, né? :P
    Mas não é culturalmente aceitável como no oriente, em que, como tu diz no texto, é considerado moralmente responsável. Lembro de ficar horrorizada quando era criança e ouvia histórias de que jovens se suicidavam no Japão por não passar no vestibular!

    Abraço

    • Oi Mariana.

      Morei no Japão por bastante tempo e posso afirmar que não faltam estórias sobre suicídio. O pior é que, apesar dos esforços do governo japonês, a sociedade parece não ficar chocada com esse tipo de notícia. Essa situação tem raízes culturais e acredito que seja muito difícil de mudar isso. O japonês tem muita dficuldade em aceitar o erro e, muitas vezes, para não passar vergonha ou não causar vergonha à família acaba tomando essa atitude extrema. Quem dera nosso povo tivesse ao menos uma fração dessa vergonha…

      Também tinha dúvidas quando escrevi que suicídio era crime. Dependendo da situação e, principalmente, do resultado, é sim. Dá uma olhada aqui: LINK

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

    • fazer o q né?! numa cultura em q vc tem q dar o impossivel de si…

  3. eu sou religioso e considero o suicídio um pecado “a vida só deus deu só deus tira”

    • Jeny Jeny on said:

      você não é capaz de ter compaixão pelo sofrimento que essas pessoas carregam, se uma pessoa chega ao extremo de cometer suicídio, quer dizer que esta não suportou mais a pressão daquele problema.
      Avalie melhor o que você escreve, e o fato de você ser religioso *acredito que fanaticamente* não justifica o seu comentário infeliz e raso.

  4. Acho que cada um tem sua vida e faz com ela o que quiser.

  5. Concordo com Jeny Jeny… para um verdadeiro religioso o primeiro sentimento deve ser sempre o de compaixão!
    Certo ou errado, para chegar ao suicídio a pessoa deve estar sem saída, mesmo sem fé, o que não é um erro, mas uma limitação!

  6. bibia227 on said:

    um lugar para matar! isso é pior do que a cadeia

  7. Excelente lugar para os nossos políticos excursionarem…!!!

  8. Politico se suicidar? é ruim hein, alguém ja viu um se matar? são espertos e fortes que esse bando de gente com mente fraca que se mata com medo de enfrentar a vida, a vida é difícil pra todos, uns são mais preguiçosos que outros, acham que o mundo deve favor a eles, são egocentricos, somos parte da natureza, como na natureza só os fortes sobrevivem, a diferença é que até os animais não tiram a própria vida, morrem com mais dignidade, luta até o fim, somos uma raça dita superior em que?

  9. sou curioso por esses lugares…… todo canto do mundo tem lugaeres perigosos, as pessas devem acredaitar nisso que isso nao sao mitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>