janeiro 28, 2010

O som mais alto do mundo




krakatoa

O som mais alto já ouvido na face da Terra foi o da erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, em 1883.

No dia 27 de agosto daquele ano, a ilha de Krakatoa foi praticamente varrida do mapa por uma sucessão de quatro violentas erupções do vulcão. O som da grande última explosão foi ouvido a aproximadamente 5000 km, nas Ilhas Maurício, surpreendendo os habitantes com um forte estrondo.

Os barômetros ao redor do mundo ficaram enlouquecidos e o barulho também foi ouvido em outras partes do planeta como, Turquia, Japão, Austrália e Filipinas. Gravações mostraram que a onda de choque da explosão final reverberou ao redor do mundo 7 vezes no total.

A explosão, equivalente a 200 Megatons, liberou 13000 vezes mais energia do que a bomba nuclear que devastou Hiroshima e 4 vezes mais do que a Tsar Bomba, o mais potente artefato nuclear já testado.

Desde 1927, atividades vulcânicas começaram a formar uma nova ilha vulcão batizada Anak Krakatoa (Filho de Krakatoa). Atualmente a ilha tem 2 km de raio e 300 metros de altura, crescendo em média 5 metros por ano.

Extremamente ativo, cientistas especulam que ao atingir tamanho próximo a de seu pai (813 metros), Anak Krakatoa poderá explodir de forma ainda mais violenta.

Dica da Gina, por email. :)

3 comments on “O som mais alto do mundo

  1. O AUDIO TA RUIM

  2. Adelson on said:

    dever ser assutador !

  3. Anak Krakatoa inferno na terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>