janeiro 14, 2010

Os maiores navios do mundo




Os maiores navios do mundo em suas categorias.

Super-Petroleiro

knock-nevis

Construído em 1976, o super-petroleiro Knock Nevis já foi conhecido por outros nomes como, Jahre Viking, Happy Giant e Seawise Giant, desde a sua construção.

Com seus 458,5 metros ele foi maior navio do mundo e, consequentemente, o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem.

A partir de 2004, encerrou suas atividades e passou a ser usado apenas como tanque de armazenagem. Em dezembro de 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem.

No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo foi desmontado.

Cargueiro

emma-maersk

Com 397 metros, o Emma Maersk é o maior navio cargueiro do mundo e o maior navio em atividade da atualidade.

O navio pode transportar mais de 11000 containers de 20 pés, mas especula-se que sua capacidade pode chegar à 15000 containers.

Construído na Dinamarca em 2006, o navio conta com vários recursos para proteger o meio ambiente, entre eles, a pintura de silicone que cobre a parte do casco abaixo da linha da água e é responsável por diminuir o atrito e economizar 1200 toneladas de combustível por ano.

Por ser altamente informatizado o gigante pode ser operado por uma tripulação de apenas 13 pessoas.

Navio de Cruzeiro

oasis-of-the-seas

Os navios da classe Oasis contruídos pela Royal Caribbean International são os maiores navios de cruzeiro do mundo.

Dois navios foram encomendados em fevereiro de 2006. O primeiro, batizado Oasis of The Seas, foi entregue em outubro de 2009, o segundo está programado para o final de 2010 e irá se chamar Allure of The Seas.

Com seus 360 metros, a classe Oasis é o maior navio de passageiros do mundo com capacidade para mais de 5400 passageiros. Com o preço em torno de 1,24 bilhão de dólares, o Oasis of The Seas é também o mais caro navio comercial já contruído.

Transatlântico

rms-queen-mary-2

O maior transatlântico é o RMS Queen Mary 2 que, no ano de sua construção (2003), era o maior navio de passageiros construído.

A diferença entre um transatlântico e um navio de cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares, portanto, o RMS Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo, perdendo apenas o título de maior navio de passageiros.

Navio gaseiro

mozah

Navios gaseiros são navios destinados ao transporte de gases liquefeitos.

Também medindo 345 metros o navio gaseiro Mozah é o maior navio de sua classe.

Graneleiro

berge-stahl

O graneleiro Berge Stahl, construído em 1986, tem 343 metros de comprimento e um calado (a parte que fica abaixo da superfície) de 23 metros que o impede de navegar no Canal da Mancha, Canal do Panamá ou Canal de Suez.

Devido às suas dimensões, quando está carregado, somente dois portos do mundo são capazes de recebê-lo, Ponta da Madeira, no Brasil, e Europoort, na Holanda.

O Berge Stahl faz o trajeto Brasil-Holanda cerca de dez vezes por ano, transportando minério de ferro do Brasil para a Europa.

Porta-aviões

uss-enterprise

O USS Enterprise é o primeiro porta-aviões nuclear construído e também o maior navio militar do mundo.

Com 342 metros ele transporta, 1 esquadrão F-14, 3 esquadrões F/A-18, 4 aviões EA-6B Prowler, 4 aviões E-2C Hawkeyes, 6 helicópteros SH-60F e 6 helicópteros HH-60H.

Esse é o mesmo porta-aviões que aparece no filme Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, com Tom Cruise.

Fonte

52 comments on “Os maiores navios do mundo

  1. sabrine on said:

    EU ACHO QUE FALTO O TITANIC AI POR QUE ELE TBM FOI UM NAVIO BEM GRANDE TUDO BEM QUE ELE ESTEJE AFUNDADO MAIS TEM TBM A CONSIDERAÇÃO DO MAIOR NAVIO DE 1912

  2. verdade tbm acho o titanic foi o melhor vey mesmo agora tendo muitos navios maiores mais temos que ter consideraÇao com o titanic!

  3. Velho lobo do mar on said:

    Na boa… o Titanic era uma bosta…
    Muitos melhores navios existiram mesmo antes dele…
    Vcs ficam é com saudade da musiquinha da Celine Dion isso sim !!!
    O Jahre Viking já foi desmontado…

    Mas com certeza é o maior !!!

  4. Henrique Cunha on said:

    @Velho lobo do mar

    Cara, sou fissurado na história do TITANIC. De fato existiram navios como ele, mas nenhum IGUAL a ele. O seu navio-gemeo, o Olympic, era um pouco menor, com 268 m de comprimento, enquanto que o TITANIC tinha 270 m de comprimento; isso fez com que a White Star superasse os navios Mauretania e o Lusitania, da Cunard Line (os dois tinha, aproximadamente, 252 m de comprimento).
    Fora que o TITANIC foi um dos primeiros navios a ter a Segunda Classe, pq antes dele, existiam apenas as classes emigrantes e cidadãos importantes dos Estados Unidos.
    Tem MUITO mais coisa, recomendo a leitura do livro do MASSON, P.

    REFERÊNCIAS
    GARDINER, R. THE TITANIC CONSPIRACY: Cover-ups and Mysteries of the World’s Most Famous Sea Disaster;
    GARDINER, R. TITANIC: The Ship that Never Sank;
    MASSON, P. TITANIC: A História Completa.

    Espero que voce se interesse pelo assunto!

  5. vanessa on said:

    Claro que o Titanic ficará na história e sempre será o maior navio e o filme melhor do mundo.

  6. Serafim Ferreira da Silva on said:

    O Titanic ensinou como navegar com navios de grande porte e sendo construído em 1912, não havia nada de melhor na época.
    Atingia velocidade de 21 nós, ou em torno de 40 km/hora, seu peso em torno de 75.000 toneladas, seus motores tinham 55.000 cavalos, com 280 metros de comprimento e 80 de largura. Da quilha até o topo atingia em torno de 50 metros. Suas três hélices de propulsão tinham 10 metros de diâmetro. Se alguém se acha no direito te tecer comentário desfavorável pergunta-se, onde estava tu ó Aristóteles?

  7. Serafim Ferreira da Silva on said:

    Onde estava o Velho Lobo do Mar quando o Grande Arquiteto fundou as colunas da terra?

  8. Claudio Penido on said:

    É lindo os navios gostei parabens pessoal só de ver os navios da vontade de viajar claudio de Belo Horizonte MG. 10.04.2012 as 21.22 horas

  9. Tayran Eduardo lopes on said:

    Oie pessoal aie esta a lista dos maiores navios do mundo, embora a maioria deles foram e ainda é cargueiros, mas realmente não há té hoje um navio por maior e mais pesado que seja igual ao TITANIC.
    pq? pq ele ele todo feito de aço e com casco duplo de sua proa até a popa ou seja 269 m de aço puro, nessas condições não há outro navio igual!!!!!

  10. jonas ravel rodrigues de jesus on said:

    cara,eu sou maluco pelo titanic, nuca esistiu e nunca esistirá navio iqual des do charme da epóca eduardiana, até as potentes turbina do navio os seus dois navios irmãos olynpc e britanic eram bonitos e magestosos mas não como o titanic
    270metros de conprimento mas de 46mil toneladdas,
    éra o maximo que o dinheiro podia conprar hoje esiste navios maiores que o titanic nen o oases of the seades se conpara ao titanic

  11. Nao interessa on said:

    O Queen Mary 2 é 3x maior que o Titanic, pra que colocar Titanic ai?

  12. O titanic tem seu merito em 1912 sim, mas ja foi superado varias vezes,ficou famoso apenas por ter sido o navio de passageiros que sofreu a maior tragedia da historia da navegaçao, o RMS Olympic era praticamente do mesmo tamanho e tem muito mais mérito que o Titanic.
    Achei interessantissimo o post, porém atualmente o Berge Stahl foi superado pela série Valemax de supergraneleiros, o Vale Brasil, por exemplo, e maior que ele.
    Assim como foi colocado que a classe Oasis da Royal Caribbean detem os maiores navios de cruzeiro, o Allure of the seas e o Oasis of the seas creio que na categoria de porta conteiners não apenas o Emma Maersk deveria estar, mas sim a série Triple-E da Maersk Line, que por enquanto tem mais 7 navios do mesmo tamanho e capacidade do Emma, sendo eles Eugen, Elly, Ebba, Eleonora, Evelyn, Edith e Estelle Maersk =)

    • Taty Star on said:

      E vale ainda lembrar que, na época, navios como o Titanic eram feitos com material reforçado, tais como navios de guerra. E falando em guerra, o Olympic – assim como alguns outros navios – serviu e sobreviveru às duas grandes Guerras mundiais, sendo atacado (algumas vezes, gravemente, como na ocasião do choque com o cruzador Hawke) e afundando submarinos e navios inimigos, sendo assim apelidado “velho confiável”, daí o mito do trio – Olympic, Titanic e Britannic – serem inafundáveis. Eles foram idealizados pela WSL para superar a Cunard em luxo, velocidade e tamanho. E ele era considerado SIM o MAIOR navio de sua época, sendo superado em comprimento pelo Imperator, da companhia alemã Hamburg Line.

      • Agora já saiu a nova série Triple-E, o Maersk Mc-Kinney Moller é um pouco maior que a série antiga que aparece nesse post e engloba o Emma Maersk, e tem uma capacidade consideravelmente maior, sendo que a primeira série Triple-E tem uma capacidade de 15550 TEU e a nova série, da qual o Maersk Mc-Kinney Moller é o primeiro, tem uma capacidade de 18000 TEU, assim sendo, o maior cargueiro do mundo e maior navio em operação na atualidade passa a ser ele. O Brittanic, que originalmente seria chamado Gigantic, detinha o título de maior navio afundado que existe, antes do Costa Concórdia, se a Costa Cruzeiros conseguir resgatar o Concordia o Brittanic passa a ser o maior navio afundado do mundo novamente.

  13. QUEEM MARY on said:

    Até o aposentado Queen Mary era maior que o Titanic.

  14. Taty Star on said:

    Que tal separar: fazer uma página para cada tipo de navio e uma em especial sobre os ANTIGOS
    transatlânticos, como os da WSL e a Cunard, entre outros para os leitores recordarem? Fica a dica, fui!

  15. manasses on said:

    realmente é fantástico como o homem chega tão longe com suas tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>