fevereiro 16, 2012

O maior ovo do mundo




O maior ovo do mundo é o de avestruz, certo? Sim e não. Quando o assunto é proporção, ele é justamente o menor.

Proporcionalmente ao tamanho do corpo, o simpático kiwi, pássaro símbolo da Nova Zelândia, é o dono do recorde.

Do tamanho de uma galinha comum, o kiwi bota um ovo seis vezes maior do que o normal, para uma ave do seu porte. É tão grande, que chega a se tornar 20% do peso corporal da mãe durante a gestação. Para se ter uma idéia, nos humanos a porcentagem é de 5%.

Imagem interessante da comparação entre ovos.

O ovo do kiwi não é somente o maior, mas também o que possui a maior gema (cerca de 65%) e isto é uma grande vantagem. A gema é nutritiva e continua a sustentar os filhotes durante a primeira semana de vida. Para a mãe, é um período importante em que não precisa se preocupar com a prole, pois ela fica sem se alimentar de 2 a 3 dias até conseguir botar o enorme ovo.

Ainda não se sabe porque o kiwi bota um ovo tão grande, mas a teoria mais aceita é a de que, no passado, o pássaro já foi muito maior e encolheu com o tempo, e seu ovo, não. Se estiver certa, o ancestral do kiwi seria mais ou menos do tamanho de um casuário.

Fonte

One comment on “O maior ovo do mundo

  1. incrivel o kiwi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>